Temazcal Medicinal dia 27 de outubro

 

Quer sentir o calorzinho da Mãe Terra?

Vem pro Temazcal Medicinal do ECO YOGA Bhakti Dham! Sábado, dia 27 de outubro.

 




 

Os interessados devem tirar todas as dúvidas, se inscrever, preencher/enviar a ficha e antecipar o valor de troca.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Não usamos plantas de poder ou medicinas da floresta
  •  Instrumentos musicais são bem vindos
  • Evite tóxicos/carne na semana anterior para se “ancorar” na Terra e aproveitar melhor
  • Traga seus artigos sagrados, fotos de pessoas queridas ou qualquer coisa que se relacione com sua intenção ao vir pro Temazcal (ao final da cerimônia levarão pra casa de novo)
  • Traga frutas, flores, sementes pra nossa oferenda a Mãe Terra
  • Homens devem vir com shorts (evite tecido sintético)
  • Mulheres vestem vestido ou saia longa com blusinha
  • Se quiser pernoitar na fazenda e relaxar, fale conosco
  • Vamos organizar caronas solidárias entre os participantes

 


PROGRAMAÇÃO

9h Chegada e lanchinho

10h – Conexão com a Terra e saudação as 4 direções

11h – Preparativos do Temazcal

12h – Início do Temazcal

13h30 – Banho refrescante no Rio

14h – Almoço detox maravilhoso

15h – Descanso

16h – Despedida e retorno


Quer dormir aqui e relaxar mais?

Será um prazer te receber!

Temos hospedagem em quarto e alimentação deliciosa por R$ 50


O Temazcal, na tradição Nahuatl do atual México significa “casa de pedras quentes”. O equivalente entre os nativos Lakota do que hoje é conhecido como sul dos Estados Unidos, é INIPI ou “tenda de suor”. Basicamente é um ritual de purificação completo por tocar no corpo físico, emocional, mental e espiritual, abrindo as portas da percepção interior.

É uma das mais antigas cerimônias que se tem registro na história nativa (nos códices mexicas) e curiosamente também está presente entre outras culturas do mundo. Atualmente entende-se que teria surgido entre os Vikings como uma alternativa para manter a vitalidade do corpo em situações tão extremas de temperatura. Aos chegaram na Abya Yala (que hoje chamamos América), teriam passado essa tradição aos lakota que por sua vez compartilharam com os Mexicas (astecas). Chegando nas Américas essa cerimônia assumiu um sentido especial e próprio a tal ponto de ser um elemento importantíssimo para a identidade desses povos nativos.

Os antepassados estabeleceram o banho térmico para facilitar a cura, purificação e relaxamento.
Consiste numa cerimônia onde cada um de nós entra em contato com a Mãe Terra (Pachamama ou Tonatzin em idiomas ameríndios) entrando no “ventre da Mãe original”.

É uma forma de oração em honra e cura da nossa mãe terra, da mãe biológica e de todas nossa relações.

Através do calor das pedras, pelo vapor da água e acolhidos em uma construção arredondada, podemos perceber nossos sentimentos e emoções com força e clareza, tendo assim uma maravilhosa oportunidade de ver melhor quem somos e quem queremos ser. Nosso corpo expressa as emoções através das águas (choro, salivação, suor frio e etc), portanto o vapor de água movimenta emoções dentro de nós.

A cerimônia tem uma longa preparação. O ritual acontece após o aquecimento de pedras em uma grande fogueira, geralmente essa parte é anterior a chegada dos participantes. Depois, elas são levadas a uma cabana em forma de um casco de tartaruga onde os participantes entoam cantos e tocam tambor e outros instrumentos. O condutor da cerimônia despeja água sobre as pedras incandescentes. É aí que vapor d’água começa a fazer efeito.

Mesclado com o perfume das ervas medicinais, o vapor favorece a saúde do corpo desobstruindo os poros da pele, dilatando os vasos sanguíneos e proporcionando, assim, eliminação de toxinas e melhoras no aparelho respiratório e imunológico.

 

 

Os efeitos benéficos do Temazcal vão além da eliminação de toxina através do suor: retira a carga de energia ruim, de toxinas e radicais livres, causando uma mudança geral de padrão energético, vibracional e emocional, melhorando a qualidade mesmo dos nossos pensamentos e emoções. Ainda que para simples manutenção do corpo físico, só do ponto de vista terapêutico já é formidável. 

 

É realizado numa tenda feita de madeira em formato de iglu, envolta com cobertores. No seu centro há um buraco, para onde pedras previamente aquecidas são trazidas e recebidas com ervas aromáticas naturais, que são chamadas de “medicinas”, que no contato com as pedras quentes exalam as suas essências e liberam as suas propriedades. Sobre essas pedras é lançada água, que se transforma em vapor, gerando calor que estimula a eliminação de toxinas através do suor, realizando assim um profundo processo de transpiração que é visto como limpeza dos corpos. A tenda é vista como representação do Ventre da Mãe Terra, recriando-se o ambiente do ventre materno, um ambiente quente, úmido, escuro, seguro e amoroso.

Nossos antepassados para nos colocar em conexão com o nosso “coração”, com a energia dos “quatro elementos” e com nossas “memórias ancestrais”. Também é visto como uma antiga terapia de purificação completa do corpo físico, emocional, mental e espiritual, onde, na presença dos quatro elementos (terra, água, fogo e ar) e da memória ancestral das pedras, nossas células têm a sua memória reativada e entram em vibração sincrônica com a natureza, liberando-nos daquilo que não serve mais, abrindo espaço para um renascimento

 

Há vários tipos de Temazcal:

  • de Tradição ou Guerreiro (em que se conecta com o Grande Espírito),
  • Medicinal/Terapêutico feito por benzedeiras e curandeiras,
  • Lua, dedicado as mulheres e a sagrada feminilidade
  • Sol, dedicado aos homens e sagrados masculinos
  • Social (para celebrar aniversários, batizados, casamentos, nascimentos e etc)
  • SPA (focado no bem estar físico e relaxamento)

Todas se baseiam nas mesmas intenções, ou seja, purificação física, ampliação da conexão espiritual, foco e objetivo na missão individual a ser cumprida e a força e o poder que temos para vencer nossos medos.

 


BENEFÍCIOS DO TEMAZCAL

São inúmeros, veja os principais abaixo:

  • Limpeza dos órgãos internos: o suor estimulado na tenda induz a liberação de toxinas acumulados no nosso corpo vindas de medicamentos e da alimentação
  • Combate o stress e a insônia
  • Estimula o sistema circulatório, fazendo uma faxina sanguínea, eliminando toxinas e impurezas através do suor, o que estimula as glândulas sudoríparas.
  • Diminui a incidência de doenças cardiovasculares e enxaqueca.
  • Limpa e descongestiona os canais nasais e paranasais, sendo excelente para quem sofre de doenças como a asma, bronquite, sinusite, etc.
  • Auxilia a eliminação de gordura através do suor, liberando ácido úrico, colesterol,triglicérides e cálcio metastático. Por isso é um método auxiliar para tratar a obesidade e o envelhecimento precoce da pele.
  • Alivia o cansaço físico e mental
  • Alivia sintomas relacionados à má digestão e prisão de ventre
  • Acalma todo tipo de dor, mesmo as crônicas
  • Alivia as dores provocadas pelo período menstrual
  • Estimula a fertilidade e produção de leite na mulher
  • É um ritual esterilizador: muitas bactérias e vírus que estão alojados ao nosso corpo morrem com as altas temperaturas.

Inibe o crescimento de tumores. As altas temperaturas não são capazes de curar câncer, mas inibem o crescimento das células cancerosas e as deixam aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

 


 

O Temazcal

Numa cabaninha baixinha,

numa tendinha escurinha

entrei, entramos.

E lá foi esquentando e eu suando.

A mente sincronizando

mente, corpo, natureza,

como unidade como simplicidade

algo mágico, feitiço mistério.

Fui sentindo Tao tudo

tão nada

tão belo.

Uma viagem por todos os continentes da minha mente.

Um não sentir, sentindo

um não pensar, mais que pensando.

Viajando, meditando, explorando.

O encontro que confirmou a importância do desencontro.

O valor do mais simples e mais sincero.

A tranquilidade, serenidade, e a descoberta está feita.

Voltarei.

Mariana Cadore

– Após seu primeiro Temazcal


PERGUNTAS FREQUENTES

 

Quem pode/deve participar do ritual?

A principio, qualquer pessoa se sinta atraído por esse tipo de trabalho.

A Tenda do Suor acolhe quem está em busca de uma re‐conexão com seu poder pessoal, ou quer se preparar para a realização de algo especial, ou celebrar e agradecer alquilo que já conseguiu realizar.

Muitas pessoas também entram na Tenda com o propósito de obter alguma resposta ou alento para um conflito interior.

É indicada para as pessoas que se sentem intoxicadas física, emocional ou mentalmente. Pessoas com problemas respiratórios e com dificuldade de relaxamento muscular. Ajuda a vencer os processos de claustrofobia e outros medos.

 

Precisa ter alguma religião para participar da Tenda do Suor?
Não. O Temazcal é um ritual aberto a pessoas de diferentes crenças e religiões.

Não é necessário qualquer iniciação ou pré‐requisito. Somente a vontade de participar.

Pode‐se, inclusive, adentrar à Tenda para obter apenas seus benefícios físicos, como acontece em alguns resorts e SPA’s. Essa prática advém de tradições ancestrais que entendiam o Ser Humano como parte integrante e indissociável da Natureza.

 

Quais são os benefícios?
Os benefícios do Temazcal podem ser observados sob dois aspectos: promover saúde do corpo físico (mais denso) e saúde dos corpos mental, emocional e
espiritual (mais sutis).

No físico, o calor e a respiração do vapor aromático fazem o corpo suar, relaxar e desintoxicar. Promove a limpeza dos sinos nasais e para‐nasais, alivia problemas de sinusite, catarro, asma, bronquite e enfisema. Também purifica a pele, estimula a circulação e o sistema imunológico. Em razão de seu efeito relaxante, combate a insônia e integra os processos mentais. Essa prática é considerada como um coadjuvante no combate ao estresse.

Nos corpos mais sutis, a Tenda do Suor auxilia na nossa (re‐) conexão com os quatro elementos fundamentais que mantêm a vida do nosso planeta: água, terra, fogo e o ar. Entrar no espaço escuro e quente e retornar ao útero cósmico inconsciente, permite a abertura para o desconhecido. É um convite para focar nossa atenção nos “sentidos internos” e contactar nossa Essência, para integrar e alinhar as múltiplas dimensões do Ser.

 

Existe alguma contra indicação?
Desaconselhamos a participação de pessoas que: ‐ passaram por procedimentos cirúrgicos recentes; ‐ possuem problemas cardíacos; ‐ sofreram agressões na pele recentemente, como queimaduras, tatuagens, piercing etc

‐ mulheres no período menstrual. Nessa tradição, guarda‐se um respeito por esse período. É dito pelos anciões que nesses momentos, o “poder pessoal” da mulher está voltada à direção da Terra (o Temazcal tem seu sentido voltado à direção do Céu). A menstruação é, segundo esses ensinamentos, uma “cerimônia individual” de doação de seu próprio sangue pela continuidade dos ciclos da vida. Nessa condição, em respeito à “cerimônia natural” do ser feminino, pede‐se que as mulheres durante seu período menstrual não partilhem da tenda.

 

O que eu devo levar?

Roupas confortáveis e simples.
• Nenhuma roupa sintética! Opte pelas de algodão
• Toalha de banho e produtos de higiene pessoal (opte pela cosmética natural que não contamina o meio ambiente, protegendo assim as águas)
• Objetos sagrados para o altar que fica fora do Temazcal (opcional): de qualquer tradição mística, fotos de pessoas queridas pra você, qualquer coisa que esteja relacionado com sua intenção e propósito para participar do Temazcal (ao final da cerimonia você vai levar de volta pra casa tudo que foi oferendado, com excessão de alimentos que serão compartilhados entre todos)
• Instrumentos musicais: tambores, maracas, outros (opcional).
• Para o Temazcal os homens usam shorts, bermuda (proibido material sintético pois pode causar acidentes) ou uma toalha bem amarrada na cintura e as mulheres podem usar vestido ou saia (podem usar bikini por baixo se quiserem)

Alimentação e hábitos: 

Durante a semana que antecede o Temazcal recomendamos uma alimentação vegetariana 
e sem bebidas alcoólicas.  O intuito desta dieta, além de deixar o corpo mais “purificado” é inserir um elemento que já nos ofereça uma oportunidade de estabelecer nosso compromisso com a cerimônia.

 

Tem alguém que não pode participar?

Sim, as seguintes pessoas não podem participar:

  • Grávidas (pois a temperatura já costuma ser mais elevada e dentro do Temazcal fica masi complicado regular a temperatura para o guia pois ele pode perder o referencial)
  • Pessoas com marcapasso
  • Quem fez cirurgia há menos de 1 ano (há mais de 1 ano pode)

Pessoa com QUALQUER tipo de corte, ferimento, pontos na pele (pois o calor pode irritar mais ainda a área e retornar o sangramento)

O segundo grupo de pessoas pode participar, no entanto requer mais atenção por parte do guia do Temazcal. Isso significa que ao preencher a ficha de anamese (que é como um resumo bio-genético da pessoa interessada em participar do Temazcal) deve indicar as doenças. Não omita nada, por favor.

  • Pessoas com problema de coração e/ou de pressão (baixa ou alta)
  • Crianças podem participar desde que estejam acompanhadas dos pais e/ou responsáveis (elas podem sair a qualquer momento caso não se sintam bem)
  • Mulheres que deram a luz há mais de 2 meses no caso de parto natural e 6 meses para cesária (esse cuidado é importante para evitar que os pontos se abram)

 

* Mulheres no período menstrual podem participar, somente comunique a guia do Temazcal no dia da cerimonia para receber uma proteção extra (uma fita vermelha na cintura).

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *