Agnihotra, também conhecido como Homa ou Ajña, trata-se de um ritual do fogo, mencionado nas escrituras védica, para limpar a poluição de ambientes, espirituais
e purificar a atmosfera.
O mundo em que vivemos, com certeza está muito diferente no qual os nossos avós viveram.
Um dos fatos visíveis é a taxa de poluição resultante da emissão de gases estufa, causando danos ambientais e impactando em nossa atmosfera.
Ao falar de poluição, automaticamente lembramos da poluição do ar, água, sonora, alimentos e terra.
No entanto, em estudos e pesquisas relativos aos desastres naturais, é fato afirmar o efeito da raça humana na natureza, não limitando as consequências e negligências de parte física, a poluição mental desencadeada através de maus pensamentos, ganancia, ira, ódio, planejamento a destruição, entre outros. Essa poluição mental se propaga através do ambiente, criando uma reação em cadeia negativa, um vórtice em sua raiz, considerada a poluição espiritual do Raja-Tama, pela raça humana.
Com os avanços tecnológicos em armas biológicas e nucleares destinadas a destruição em massa, associada ao aumento do Raja-Tama na humanidade, consideramos essas ameaças como de extrema preocupação.

O QUE É O AGNIHOTRA
Enquanto o mundo busca por uma solução para a reduzir a poluição física, o ritual do fogo ou Agnihotra, descrito no Atarvaveda sagrada (11:7:9) e em detalhes no Iajurveda Samhitâ, Satapatha Brâhmana (12:4:1), já prometia reduzir a poluição espiritual e purificar a atmosfera.
As pessoas que realizam esse ritual, relatam a redução em stress, o aumento da clareza em pensamentos, a melhora da saúde em geral, aumento de energia e da amorosidade.
Acredita-se que este ritual seja bastante significativo na extinção de vícios como, drogas e álcool. Bastante conhecido como nutridor de plantas, é realizado para neutralizar a radiação de bactérias patogênicas em lavouras.
Também feito para a purificação de água e recursos e conhecido por reduzir os efeitos da radiação nuclear.

PESQUISAS SOBRE OS EFEITOS
A Fundação Espiritual de Pesquisas e Ciências (SSRF- Spiritual Science Research Foudantion), realizou uma pesquisa sobre os efeitos espirituais do ritual Agnihotra. Essa pesquisa complementa o que já conhecíamos, referente aos benefícios e alcance do ritual.
Identificou que o canto dos mantras auxilia a criar e desenvolver a emoção espiritual e a entrega total da mente.
Ao mantra-los, deve ser feito de forma correta e sonora, para que esse ressoe em todo o ambiente. A pronuncia deve ser clara e ritmica.
Os nomes “Surya, Agni e Prajapati”, quando mencionados no mantra, são sinonimos para o Todo Poderoso.



EFEITOS DO AGNIHOTRA

Uma quantidade enorme de energia se concentra ao redor da pirâmide de cobre do Agnihotra, justo na hora da Cerimônia do Fogo Sagrado , na saída e pôr do sol. Isto cria um forte campo de energia magnética no qual são neutralizadas as energias negativas e são reforçados os tipos de energia positiva. Então, um padrão positivo é criado pela pessoa que faz Agnihotra, só com fazer isto.

Ao fazer Agnihotra a fumaça reúne as partículas de radiação prejudicial a atmosfera e neutraliza seu efeito radioativo a um nível muito sutil. Nada é destruído, só é mudado. Quando o fogo de Agnihotra é aceso, não só há energia do fogo mas aquelas energias sutis criadas por esses ritmos e Mantrams. Estas energias são geradas ou jogadas à atmosfera pelo fogo. Também é necessário considerar a qualidade dos materiais que queimam e assim nós teremos o efeito completo daquele Homa Terapêutico.Muita energia curativa emana da pirâmide de Agnihotra. Os efeitos na cura de pessoas, plantas e animais são extraordinários.

O fogo bioenergético básico da Terapia Homa é o Agnihotra. Ele é realizado diariamente ao nascer e ao pôr-do-sol numa pequena pirâmide de cobre. Permite a transformação da energia em diferentes níveis. Renova as células cerebrais, revitaliza a pele, purifica o sangue, neutraliza as bactérias patogênicas, com excelente efeito no sistema nervoso. Pelo fato de dar nutrição sutil às plantas, estas retornam tal condição em conseqüente concentração de nutrientes na forma de alimento carregado de vibrações sutis, além da renovação do ar pelo seu ciclo respiratório.

Quando Agnihotra é realizado, há uma turbulência vibracional que se estende ao longo de todo o sistema solar. Esta turbulência é que reativa a estrutura dos nutrientes na área.

Experimentos científicos podem ser conduzidos com Agnihotra e Terapia Homa como um todo. Resultados surpreendentes podem ser encontrados que serão muito úteis ao ser humano e a todo o meio ambiente, seja através da agricultura, medicina, terapia ou ecologia. Tudo está interligado, como uma rede.

Você adquire forças para enfrentar os desafios que a vida apresenta, através de uma constante renovação mental. Uma grande mudança interior tem lugar a cada dia, conduzindo a uma visão clara e sábia dos problemas que possam surgir no cotidiano, o que é traduzido em harmonia corpo/mente. Essa harmonia ativa a inteligência que pulsa em nós e em tudo o que há no universo, rejuvenescendo e revitalizando cada célula.

Isso não quer dizer que nunca mais você terá problemas na vida, mas, pela prática de Agnihotra, se eles surgirem, sua força interior e discernimento serão reforçados. Isso dará muito mais clareza para solucioná-los ou conviver com eles sem que sua mente seja perturbada e sua saúde seja debilitada pelo desgaste de energia vital.

Na Índia antiga, os sacerdotes brâmanes costumavam realizar um ritual chamado Agni-hotra, uma cerimônia com fogo, que envolvia o uso de um pote geométrico de cobre, em forma de pirâmide, de dimensões muito precisas, o fogo sagrado, e o canto de certos mantras, exatamente ao nascer e ao pôr do sol. Foi cientificamente documentado que esse processo diminui os vírus e as bactérias patogênicas, e os níveis de poluição, em uma área de duas milhas a partir do local onde a cerimônia está sendo realizada.


A NATUREZA DO AGNIHOTRA

Agnihotra renova as células cerebrais. Revitaliza a pele. Purifica o sangue. O Agni Hotra tem a habilidade de neutralizar bactérias patogenias. Você se senta perto do fogo do Agnihotra e respira a fumaça que vai rapidamente para a circulação sangüínea e pulmões. Isto tem um efeito excelente no sistema circulatório e este efeito você potencializa se a cinza é ingerida. A fumaça tem um efeito bom no cérebro e no sistema nervoso. Se forem colocadas plantas em um espaço onde ficam as vibrações do fogo piramidal de Agnihotra, uma pessoa sensível pode, realmente, ver o crescimento, e a comunicação entre eles, etc. As plantas recebem nutrição da atmosfera de Agnihotra, elas ficam felizes e as fazem crescer bem. Da mesma maneira que o fogo piramidal de Agnihotra dá nutrição às plantas, provê a mesma coisa para a vida humana e os animais.

O sol traz ou leva a energia que dá condições para uma dês contaminação da atmosfera. Acalma o mundo. A pirâmide é o gerador; o fogo é a turbina; o adubo de vaca, o ghee (manteiga clarificado de leite de vaca) e o arroz, interagem para formar uma composição que é lançada , neutraliza e cria a matéria. Então, com substâncias orgânicas, provêem os nutrientes para sobrevivência, rendimento e propagação. É deste modo como o fogo de Agnihotra é saudável a atmosfera, a nível físico. Pessoas de todos os continentes, pertencendo a raças diferentes, idiomas, religiões e grupos espirituais que praticam o Agnihotra , afirmaram que fazendo o Homa diário simplesmente (Agnihotra para a saída e pôr-do-sol) eles sentem como se um campo de energias os protegesse permanentemente.

 


USOS DO AGNIHOTRA

 

O conhecimento da terapia HOMA pode ser aplicado em:
Psicoterapia, eliminando o stress e a tensão na mente, limpando áreas de padrões de pensamentos negativos, estabelecendo uma área de enfoque positivo caracterizado pelo amor, diminuindo hábitos autodestrutivos, despertando a motivacão para libertar-se de drogas e de álcool e de outros hábitos destrutivos.
Na agricultura elimina o uso de pesticidas, pois fortalece o delicado sistema energético das plantas.
No meio ambiente purifica o ar, a água e melhora a movimentação dos influxos planetários para que estes cheguem mais harmônicos até nós
Na medicina possui a sua mais utilizada aplicação por sua ação bioenergética e pelo uso de suas cinzas empregadas de formas especiais, tanto para seres humanos como para animais.
Purificação de alimentos contaminados por radiações. Etc


 

RESULTADOS:
O ritual purifica a atmosfera circundante; plantas, animais, pessoas, entre outros, sendo mencionado uma área de até 60Km para o recebimento desta cura.
Protege contra doenças físicas e mentais, bem como a limpeza da poluição ambiente.
De forma sutil os efeitos irradiados pelo ritual pode afetar o emocional dos seres.
Após algum tempo da pratica, é visível notar a mudança nas pessoas, em plantas no solo que volta a ser fértil.
Também é usado para a cura, pessoas que buscam curar-se de forma física, praticam o ritual e obtém resultados em algumas semanas.